A Classificação de Navios Militares é uma escolha voluntária de uma Marinha que visa a qualidade, segurança e eficácia de custos para a construção e gestão dos seus navios. Uma Sociedade de Classificação pode representar um parceiro técnico fundamental para Marinhas e Estaleiros.
O RINA pode fornecer serviços de classificação e consultoria técnica para todos os tipos de navios de guerra e embarcações rápidas de patrulhas (Fast Patrol Vessels), que vão desde pequenos RIBs até porta-aviões, passando por navios de patrulha, fragatas, corvetas, LPDS, navios de frotas e navios de contramedidas de minas.
O RINA desenvolveu dois conjuntos de regras ad hoc para a classificação de navios militares:
- Regras para a classificação de Embarcações Militares/ Navios de Guerra (Regras RINAMIL), que são destinadas para a classificação de navios de aço, auxiliares e combatentes, a partir de corvetas e acima
- Regras para a Classificação de Navios Rápidos de Patrulha (Fast Patrol Vessels), que são destinadas para a classificação de navios de alta velocidade até 65 m e construídos em aço, liga de alumínio ou materiais compostos.