Rina Brasil

Selecione o pais

Consulta pública do processo de recertificação Cerflor – Manejo Florestal da VALLOUREC TUBOS DO BRASIL LTDA

​O Rina Brasil, convida V.Sa. a participar do processo de recertificação de Manejo Florestal da Vallourec Tubos do Brasil Ltda.

Informações gerais:

A Vallourec Tubos do Brasil Ltda localiza-se nas regiões Centro, Norte e Noroeste do Estado de Minas Gerais, abrangendo 18 municípios com um total de 20 fazendas, subdivididas em 04 regionais, sendo: Curvelo, Bocaiúva, Serra do Cabral e João Pinheiro. O Escritório Central da Empresa localiza-se na cidade de Curvelo, região central de Minas, a 170 km de Belo Horizonte.

O sistema produtivo é composto pelas seguintes etapas: produção de mudas, preparo de área, plantio, manutenção florestal, colheita, carbonização e logística. Todas as atividades operacionais são executadas com tecnologia própria, desenvolvida em parceria com centros de pesquisa brasileiros e internacionais.

Padrão de avaliação:

Para a avaliação do manejo florestal será utilizada a norma ABNT NBR 14789:2012 – Manejo florestal sustentável – Princípios, critérios e indicadores para plantações florestais.

Equipe de avaliação:

A avaliação será conduzida por uma equipe de auditoria multidisciplinar, formada por profissionais experientes em processos de avaliação de manejo de plantações florestais. A equipe analisará aspectos sociais, ambientais e econômicos estabelecido na norma ABNT NBR 14789:2012 e os resultados irão compor os elementos avaliados na tomada de decisão sobre a recertificação do manejo florestal desenvolvido pela Vallourec Tubos do Brasil Ltda.

Etapas da avaliação:

1. O processo de avaliação terá início em 30/07/2021 com a divulgação dessa carta consulta para a participação popular e da sociedade civil, e se estenderá por todo o processo de avaliação, inclusive após a avaliação de campo e recertificação. A participação das mais diversas instâncias representativas da sociedade civil é essencial, visto que a certificação florestal pressupõe o exercício pleno da cidadania de indivíduos e instituições, direta ou indiretamente interessados no assunto. Todas as participações recebidas no decorrer dessa avaliação serão registradas em momento oportuno.

2. A avaliação em campo será realizada no período de 30/08/21 a 10/09/21, onde uma amostra representativa de documentos, fazendas e operações dentro da área florestal, definida como escopo de certificação, será inspecionada pela equipe de auditores.

3. A reunião pública será realizada online pela plataforma Zoom, devido a pandemia Covid-19. Abaixo estão detalhadas as datas, horários de cada região, e o link para acessar e participar da reunião:

- Regional Bocaiúva - Municípios: Bocaiúva, olhos d´água, Guaraciama e Engenheiro Navarro
Data: 30/08/2021 horário: 19:00h-20.00h link: https://bit.ly/3ydUGOy

- Regional João Pinheiro – Municípios: Brasilândia de Minas e João Pinheiro e Lagoa Grande
Data: 02/09/2021 horário: 19:00h-20.00h link: 
https://bit.ly/3x98oAN

- Regional Curvelo – Municípios: Abaeté, Paraopeba, Pompeu, Paineiras, Curvelo e Felixlândia
Data:06/09/2021 horário: 19:00h-20.00h link: https://bit.ly/3zNRABg

- Regional Serra do Cabral – Municípios: Augusto de Lima, Buenópolis, Lassance, Francisco Dumont e Várzea da Palma
Data: 09/09/2021 horário: 19:00h-20.00h link: https://bit.ly/3iaZGOl

4. Após as verificações de campo será elaborado um relatório pela equipe de auditores, o qual discorrerá sobre as constatações da auditoria, as conclusões e sua recomendação à certificação.

5. O relatório será avaliado pela equipe de decisão de certificação do Rina e Comitê.

6. O processo de avaliação será finalizado mediante a apresentação do relatório final e a decisão da recertificação. 7. O relatório estará disponível no website do Rina Brasil – www.rinabrasil.com.br

A sua participação nesse processo de avaliação pode ser realizada preenchendo o questionário, participação na reunião pública online ou por meio através do e-mail - florestal@rinabrasil.com.br, pelo telefone (31) 3337 7358 ou carta a ser encaminhada no endereço de correspondência abaixo

Rina Brasil – Escritório Nova Lima
lameda Oscar Niemeyer, 288- Sala 501 - Edifício Golden Business
Vale do Sereno - Nova Lima- MG – CEP:34000-000

Click ou copie o link abaixo para responder o questionário: https://forms.office.com/r/G7YaKYySHQ

Pedimos a gentileza de divulgar o questionário para qualquer entidade, organização ou pessoa que tenha interesse em participar do processo.